Técnica Fotografica
Nessa página vocês irão encontrar diversas técnicas fotográficas usadas para efeitos criativos nas fotos de vocês. Para realizar as técnicas vocês usaram diversos recursos das câmeras, em geral o mais usado será a velocidade, espero que gostem.
Panning
A impressão é que o objeto em foco está parado e o fundo se move, porém na realidade o que acontece é o contrário. O efeito acontece quando o obturador da câmera está com uma velocidade lenta e o fotógrafo acompanha o objeto no movimento que ele exerce. A velocidade baixa permite que a lente capture a transição do fundo, mas exige firmeza e concentração para não perder o foco do assunto principal. É uma técnica muito usada em esportes.
Longa Exposição
A técnica é basicamente trabalha com um ponto fixo e algo em movimento. O efeito é muito utilizado em fotos de paisagem por capturar momentos como as estrelas em transição no céu noturno, a queda de uma cachoeira ou movimento das nuvens. A teoria parece simples: coloca-se a câmera no tripé e ajusta-se a velocidade do obturador para um número bem mais baixo para capturar o movimento da paisagem. É uma das técnicas mais fáceis de fazer, porém exige paciência para se realizar boas fotos.
Light Painting
Na tradução literal é uma “pintura de luz”, a execução também é bem simples, deixamos o sensor aberto por tempo suficiente para que com uma fonte de luz possamos realizar desenhos e composições visuais e assim termos uma obra representada no sensor. Vale dizer, que é uma técnica que demanda um preparo para ser realizada com perfeição, e assim como a longa exposição é necessário paciência e várias tentativas.
Movimento Intencional de Câmera (ICM no inglês)
Essa técnica consiste em deixar a velocidade baixa o suficiente para que possamos movimentar a câmera livremente em nossas mãos e dessa forma “pintar” o sensor com a paisagem que estamos olhando, formando assim um imagem abstrata.
Dupla Exposição
É a técnica de sobrepor duas imagens em um só. Apesar de muita gente achar que é uma técnica feita no photoshop, ela também pode ser feita na câmera, desde que a mesma tenha a opção de múltipla exposição, aqui vale a leitura do manual para ver se essa opção está presente no seu equipamento.
Puxada de Zoom
Aqui temos um movimento na imagem feito pela mudança no zoom da lente usada. Onde basicamente focamos um objeto e mexemos a lente para modificar o seu e assim criar um movimento.
Contraluz
Em geral conhecida como técnica de silhueta, ou seja, colocar a luz atrás do objeto fotografado, e é possível utilizar a luz natural ou artificial para realizar a técnica e as imagens geradas costuma ser lindas.
Golden Hour
Essa é q técnica de independe da câmera usada, pois o mais importante será a luz do sol, estar na chamada hora mágica, em geral é considerada a primeira hora após o nascer do sol e uma antes do dele se pôr. Vale dizer que depende do lugar o sol irá ter uma angulação diferente, o maior empecilho para esse tipo de foto é o tempo não estar nas suas melhores condições.
Bokeh
O termo vem do japonês Boke, ou traduzido diretamente, desfoque o que explica de maneira clara o que é a técnica, que nada mais é do que o desenho formado pelo desfoque no fundo da imagem, alguns fotógrafos usam filtros e acessórios na lente para criarem desfoques criativos no fundo. Aqui vale um detalhe, em geral lentes fixas, possuem desfoques mais legais ou “melhores” que lentes zoom.
Lens Flare
Esse é um efeito que geralmente sem querer ou planejar ele acontece na nossas fotos. Mas para fazer isso acontecer quando queremos é basicamente com o enquadramento usado na foto, ou seja, colocando a fonte e luz no canto do quadro, refletindo os raios na borda da lente. Quando feito de propósito ele deixa uma foto ainda mais bonita do que ela já é.