Teoria fotografica
Aqui para ajudar a todos que tem alguma dúvida sobre a teoria da fotografia eu vou deixar escrito os termos e técnicas que em geral, usamos ou podemos usar na fotografia seja ela tradicional ou criativa.
Para começar precisamos saber que a fotografia é baseada em três princípios básicos, ISO, Abertura e Velocidade. Esses três pilares da fotografia tem como principal fator controlar a entrada de luz no sensor da câmera, seja ela digital ou analógica.
ISO
O ISO ou sensibilidade é a capacidade de controlarmos a entrada de luz que o sensor da nossa câmera irá receber, quanto menor o número do ISO menor a sensibilidade e a captação de luz; quanto maior for o número do ISO maior será a sensibilidade e captação de luz. Vale lembrar que ISOs maiores mais teremos o efeito de granulação da nossa imagem; para alguns representa perda de qualidade, para outros aumenta o saudosismo.
Nas câmeras analógicas o ISO é controlado pelo filme comprado, nas digitais esse valor é alterado conforme nos controles da câmera.
Abertura (f)
A intensidade de luz que entra no sensor é controlada pela abertura da lente, ou seja, pelo diafragma, que está localizado dentro das nossas lentes. Tecnicamente falando ele é um conjunto de lâminas sobrepostas que ao se abrirem ou fecharem controlam a intensidade da luz que chega ao sensor. Representado pela letra f nas nossas câmeras, quanto menor for o valor de f, maior será a abertura do diafragma e com isso mais luz chegará ao sensor. Agora quanto maior o número de f, menor a abertura do diafragma e menos luz crerá ao sensor.
Um ponto importante é que quando falamos de abertura, temos que considerar também o a profundidade de campo.
Profundidade de Campo
É a área da imagem que aparece em foco ou nítida. A profundidade de campo é determinada pela abertura do diafragma. Assim sendo: quanto maior a abertura (f) menor a profundidade de campo; quanto menor a abertura (f) maior a profundidade de campo, mais nitidez entre os planos.
Outro coisa que altera a profundidade de campo é a distância entre os planos do objeto fotografado e distância focal da objetiva, assim quanto maior a distância entre os planos do objeto em foco, menor a profundidade de campo; quanto menor a distância, maior a profundidade de campo. Já a distância focal, quanto maior a distância focal da objetiva, menor a profundidade de campo; quanto menor a distância focal, maior a profundidade de campo.
Velocidade (s)
É o tempo que o sensor ficará exposto para receber a luz, quem controla esse tempo é o obturador. Ele fica localizado dentro do corpo da câmera perto do sensor, e nada mais é que um conjunto de cortinas que abrem e fecham, controlando assim o tempo de exposição do sensor.
Quando controlamos o tempo de exposição do sensor podemos ter uma diversidade de efeitos criativos em nossas fotos e imagens. Quanto maior a velocidade do obturador menor a quantidade de luz que atinge o sensor; dessa forma, quanto menor a velocidade do obturador maior a quantidade de luz que atinge o sensor. De forma prática, se queremos congelar um objeto em movimento, aumentamos a velocidade, e caso a ideia seja dar o efeito de borrado ou rastro a um objeto em movimento, baixamos a velocidade.