Canon RP

          Acho que nada mais coerente do começar como a miroless Full-Frame (FF), de entrada da Canon, a Canon RP, uma câmera que eu adquiri e já tenho usado a um tempo razoável. Vale dizer que com ela, eu já fiz diversos tipos de fotos, fotos de rua, longa exposição, modelos, gravações de vídeos books, still, entre outros, já participei de desafios fotográficos, fotografei com pouca luz, com sol a pino, enfim uma quantidade enorme de situações. Então, posso sim confirmar tudo que está dito nesse review.
          Antes de começar vamos falar das partes técnicas da Canon RP, o processador dela é o Digic 8, com sensor de 26.2 MP e é quase exatamente o mesmo que o da Canon 6D Mark II, a diferença é que ele foi refeito para funcionar com um sistema sem espelhos, mas para todos os efeitos é o mesmo sensor.
          Ela conta ainda com 4.779 pontos de AF e Dual Pixel (143 zonas), em ISO ela tem a faixa de 100 a 40.000 (exp. 50 a 102.400) com uma imagem sendo gerada em tamanho máximo de 6.240 x 4.160; em vídeo ela trabalha com 4K a 25p, FHD a 25p / 50p, HD a 25 / 50p; e com peso de 440g (apenas corpo; 485g com cartão e bateria). Isso para citar só alguns pontos.
          Mas vamos parar de enrolação e vamos direto ao ponto; a Canon RP é como dito antes a miroless FF de entrada da fabricante japonesa, sendo assim a de “mais fácil acesso” para quem quer entrar para (na minha opinião) o futuro da fotografia, sim as câmeras sem espelho vieram para ficar e ocupar o mercado em definitivo, com isso ela responde muito melhor que as DSLR, da mesma faixa ou até um pouco superiores, a contar pelo seu sistema de foco, podendo focar com baixa luz inclusive; além de ser uma câmera pequena e facilitar a pegada de quem, assim como eu, tem mãos ou dedos menores, fora que sua recuperação de luz e detalhes em sombra supera as DSLR, o ISO segura bem até alguns pontos mais elevados. Além de permitir alguns recursos interessantes como o uso do sensor no formato FF ou no formato APS-c, o popular CROP, e ter a capacidade de, com a adaptador, utilizar lentes EF, EF-s. Em termos de vídeo a câmera tem um comportamento razoável e é sim possível de usá-lo em trabalhos que não exijam uma megaprodução.
         No entanto, ela apresenta, por ser também da primeira linha de miroless FF da Canon, uma bateria com pouco tempo de uso, ainda mais se você quiser ter todos os recursos das câmeras ativadas, o que eu não aconselho. Se você̂ for usá-la para fotojornalismo, ou cobertura de eventos esportivos ou até mesmo eventos sociais, que precisem do disparo de shooting de fotos, aquelas fotos em sequência, para capturar momentos durante uma ação, eu também não aconselho o uso, pois ela não tem um buffer dos mais legais e com isso você̂ poderá́́ perder momentos importante nesse tipo de disparo.
         De modo bem geral, com câmera fotográfica para trabalhos mais controlados e simples, como fotos still, modelos, eventos que não precisem de disparos contínuos e tudo mais ela é uma câmera que vale sua aquisição, e para vídeos se forem coisas pontuais também.